sábado, 8 de setembro de 2012

Olhares Espirituais, Celestiais; Olhares Carnais, Malditos

Olhares Espirituais, Celestiais; Olhares Carnais, Malditos
     “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas.” (Mateus 6.22-23).    

     O olhar do homem está englobado em duas fases da sua vida: carnais e espirituais; malditos e divinos. Quando um servo do Senhor obedece-O com sinceridade e temor em sua vida, meditando e sobretudo vivendo a Palavra, ele, certamente, passa por perseguições e lutas travadas; pois, hoje em dia, sabe-se que há diversas igrejas para todos os tipos de gostos, assim, quando há os que dizem servir ao Senhor de maneira errônea, estes tem um grande incômodo aos que servem-nO verdadeiramente, a ponto de darem lugar ao Diabo por causa da fúria de Satanás que lhes consome.

     Veja, por exemplo, um jovem no trabalho, que é o único na empresa que seve a Deus em toda a maneira de viver, guardando e meditando Seus mandamentos; todavia, ali também há outros de distintas igrejas que, terrivelmente, aceitam os pecados; enfim, os olhares para este jovem será diariamente de maneira cruel, raivosa e de nojo - embora tenha os que respeitam e se envergonhem -, pois Satanás sabe que ele teme a Deus como também sabe que não há causa para acusá-lo, embora busque. Por isso, é necessário vigiar em todo tempo para que o Inimigo não se alegre:
"Não se alegrem os meus inimigos de mim sem razão, nem acenem com os olhos aqueles que me odeiam sem causa;" (Salmos 35.19).

     E este jovem acima citado passa a ser analisado e criticado por algumas ou muitas pessoas que lhe rodeiam; visto que Satanás está olhando sobre os olhos daqueles que dão lugar, a fim de encontrar algo para apontá-lo. E não tendo encontrado, mesmo assim, busca calúnias e o principal: passam a esnobar e a olharem feio ao seu modo de vestir, comportar e trabalhar. Como vencer tais coisas? Oração, jejum e vigilância: este por último é indispensável; fazendo dessa maneira, Deus guardará de todo o mal:
"Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas;" (Salmos 17.8).

     Deve-se saber que os salvos em Cristo são analisados pelo Diabo, que é o maior acusador, hipócrita, ridículo e perverso das nossas vidas. Diante disso, é real e certo que há olhares olhando os servos de Deus no trabalho; há pessoas analisando-os na rua, praça, restaurante, metrô, trem, ônibus, até mesmo dentro da igreja; pois aqui é necessário que o joio e o trigo cresçam juntos para que o Senhor os separe no dia da ceifa:
"Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro;" (Mateus 13.30).

     Quanto aos olhos bons, são sinônimos de pacificidade, longanimidade, misericórdia, gratidão, amor, temor e obediência ao Pai. Os olhos que estão guardados e selados por Jesus sentem quando está presente o olhar maligno, pois tem intimidade e paz com Deus; fazendo notório suas boas obras, vivendo e buscando os caminhos que levam à vida eterna: "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;"( Mateus 6.22).

      Entretanto, os olhos maus não estão só voltados aos servos de Cristo, mas também aos que não seguem-nO. Com maldade, eles saem à procura de uma oportunidade para roubarem, matarem, caluniarem, corromperem, praticando as corrupções; e, após olhado e pensado no plano satânico que fará, vai apressadamente colocá-lo em ação: "Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!" (Mateus 6.23").

      A inveja, cobiça, maldade, avareza, vaidade, soberba, prostituição, carnalidade, matança iniciam-se pelos olhos, deles que vem os escândalos, o começo da destruição. Se eles estão querendo entrar dentro do seu coração, ore e repreenda tais pensamentos, lembre-se das palavras do Messias que diz:
"E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no Reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno;" (Marcos 9.47).
 
     Então, irmão e irmã, se o seu comportamento, vestes, a maneira de viver e se santificar estão sendo incômodos para muitos… Não fique triste, nem envergonhe-se! Esta incomodação é perfeição a Deus, pois é sinal que está em obediência a Ele; além disso, Ele está te olhando e se agradando da sua fidelidade e retidão: "Dos rochedos faz sair rios, e o seu olho vê tudo o que há de precioso,"( Jó 28.10). Lembre-se de que os olhos do Senhor estão olhando tanto aos bons, quanto aos maus: "Por isso também eu os tratarei com furor; o meu olho não poupará, nem terei piedade; ainda que me gritem aos ouvidos com grande voz, contudo não os ouvirei;"(Ez.8.18).

Alexsandra Lopes-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário