terça-feira, 14 de agosto de 2012

PENSAR DIARIAMENTE

          OITO COISAS BOAS
           EM QUE PENSAR
             DIARIAMENTE
                    (Fp 4:8):



1. Tudo o que é verdadeiro.

2. Tudo o que é respeitável.

3. Tudo o que é justo.

4. Tudo o que é puro.

5. Tudo o que é amável.

6. Tudo o que é de boa fama. 

7. Tudo o que é virtuoso.

8. Tudo o que é louvável.

MEDO NOCIVO


QUATRO BOAS MANEIRAS
DE LIVRAR-SE DO MEDO NOCIVO


1. Orando. No amor não existe medo. O único amor perfeito é o amor de Deus. Chegue-se a ele e ele a encherá de seu amor; e a libertará de todo o medo.

2. Controlando o que você recebe em sua mente: filmes de terror, programas de TV, noticiário.  Ler a palavra, orar pelas situações que aparecem nas notícias, ouvir músicas de adoração, entoar cânticos de louvor e o medo desaparece na presença do Senhor.

3. Passando tempo com a Palavra de Deus. Saber o que a Palavra de Deus diz sobre os medos e as promessas que Deus nos deu, pode fazer toda a diferença. Ler qualquer parte da Bíblia pode afastar o medo, pois o Espírito do Senhor encontra-se em cada página.

4. Viver no temor do Senhor. Quanto mais conhecer e compreender quem ele é, mais vai reverenciá-lo, maior temor terá de desagradá-lo e faz com que você lhe obedeça. Temendo ao Senhor, você teme o que seria de sua vida sem ele.

CURA E CUIDADO

DUAS QUESTÕES SEPARADAS:
CURA E CUIDADO


Cura e cuidado do corpo são duas coisas diferentes. Deus deseja que o glorifiquemos no cuidado de nosso corpo, pois somos templo de seu Espírito Santo. Quando somos do Senhor, nosso corpo tem de ser entregue a ele, bem como tudo o mais.

1 - Se nos alimentamos corretamente e nos exercitamos apenas para que nossas roupas caiam bem, não será suficiente para nos manter bem à medida que envelhecermos.

2 - Se nos alimentamos corretamente e nos exercitamos com o propósito de ser servas mais cheias de vida e energia, saudáveis e úteis para o Senhor, terá consequências eternas, e conseguiremos mantê-lo.

O plano de Satanás para nossa vida é fazer aquilo que mais nos machucará. Peça a Deus que a ajude a resistir ao que faz mal a você e a ser disciplinada para fazer o que é certo. Deus a ama e valoriza. Ele a criou. Você é o lugar onde o Espírito Santo dele habita, e ele deseja que você se ame e se valorize de modo a cuidar bem de seu corpo.

TENTAÇÃO

SEIS BOAS COISAS PARA SE LEMBRAR SOBRE A TENTAÇÃO:
1. Quem. Qualquer um pode ser tentado. Os que se orgulhavam de serem bons cristãos, eu vi cair mais tragicamente. Não podemos deixar que o orgulho espiritual seja nossa queda.
2. O quê. Você pode ser tentada por qualquer coisa. Tentação sexual, cobiça, dinheiro, poder, desejo.  A cobiça dá a luz ao pecado que gera a morte. Peça a Deus para lhe dar forças para resistir.
3. Quando. A tentação pode acontecer a qualquer hora. O melhor é levá-la a Deus, arrasá-la imediatamente e encontrar alguém de confiança para orar com você sobre isso. Não deixe passar, o risco é grande demais.
4. Onde. A tentação pode acontecer no lugar que você menos espera: na igreja, no trabalho, em casa, no ônibus ou no avião. Afaste-se da tentação e peça a Deus que acabe com o desejo dentro de você.
5. Por quê. Você é tentada pelo inimigo, porque ele sabe das grandes coisas que Deus quer fazer em sua vida. Ele sabe que você vai sair perdendo com a tentação e que as outras pessoas vão ser feridas por seu pecado. Quando você vir a armadilha dele, diga-lhe que não vai permitir que ele destrua a sua vida ou a de qualquer outra pessoa.
6. Como. Não importa como você está sendo tentada, trata-se de uma armação do inimigo, para arrasá-la. O melhor momento para orar sobre a tentação é antes de você cair nela. Jesus nos ensinou: “Não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal” (Mt 6:13). Ninguém é imune à tentação. À medida que for envelhecendo, mais se torna alvo dela.  (Lc 8:13). A tentação de Jesus aconteceu antes de um grande avanço em sua vida e mistério.

TEMPOS DIFÍCEIS

QUATRO BONS MOTIVOS PARA TEMPOS DIFÍCEIS:

1. Às vezes as coisas difíceis acontecem conosco para que a glória e o poder de Deus sejam revelados por nosso intermédio. Quando voltamos para Deus em meio às situações difíceis, a glória de Deus será vista nelas e em você.

2. Deus usa os tempos difíceis para nos purificar. Nosso sofrimento durante os tempos difíceis queimará o pecado e o egoísmo dentro de nós. Deus permite para aprendermos a viver para ele e não para nós mesmos, para que busquemos a vontade dele e não a nossa. Ele quer que desapeguemos das coisas que desejamos e que nos apeguemos ao que é mais importante na vida – ELE.

3. Às vezes a infelicidade é causada pela disciplina de Deus em nossa vida. Não devemos resistir à dificuldade nem odiá-la. “Senhor, corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe” (HB 12:5,6,).

4. Às vezes somos pegoas no meio da obra do inimigo. A razão da angústia, melancolia, pesar, tristeza profunda ou da dor que sentimos é inteiramente obra do inimigo e não culpa nossa ou de outra pessoa. Ao louvar o Senhor, ele derrotará o inimigo. Deus deseja que andemos com ele pela fé enquanto ele nos guia pela aflição e nos ensinará a confiar nele em meio às dificuldades. O Espírito Santo está presente para nos ajudar, o Consolador, o Espírito da verdade. (Jô 14:16,17)

ENCONTRAR LIBERDADE



COMO ENCONTRAR
A LIBERDADE:



1. Ao orar por si mesma (Sl 72:12).

2. Ao pedir que outra pessoa cristã e firme na fé ore com você sobre isso (Sl 34:17).

3. Ao ler a verdade da Palavra de Deus, com grande entendimento e clareza (Jô 8:32).

4. Ao passar tempo na presença do Senhor: Louvor e adoração.

O Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade (2Co 3:17). A libertação vem do Senhor, e é um processo contínuo.




EMOÇÕES NEGATIVAS

BOAS MANEIRAS
DE LIVRAR-SE DAS EMOÇÕES NEGATIVAS

1. Recuse-se a ficar ansiosa. A ansiedade, diz que não está confiando que Deus cuidará de você. Não vos entregueis as inquietações. Deus diz que não precisamos ficar ansiosas sobre qualquer coisa; só precisamos orar sobre todas as coisas.
2. Recuse-se a ser dominada pela ira. A ira corta tudo o que Deus tem para nós; abre a porta para o pecado e o diabo; levanta as contendas e multiplica as transgressões. Homens irados abusam da esposa, matam-na destruindo a própria vida. Mulheres iradas levam os relacionamentos e a família à ruína. Peça a Deus que a mantenha livre da ira, a fim de que você possa continuar o fluxo de tudo o que ele tem para você.
3. Recuse-se a ficar insatisfeita. Concentrar-se nas coisas negativas, ver tudo o que há de errado com sua vida e tornar essa atitude um estilo de vida, sacrifica nossa paz. Apóstolo Paulo: “Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Sei estar humilhado e honrado, tanto na fartura como na fome; na abundância e na escassez; tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4:11,13).
4. Recuse-se a ficar com inveja. Não olhe para o que a outra pessoa tem; mas olhe para o Senhor e o que ele tem; senão um espírito de cobiça pode tornar a sua vida infeliz. O preço que pagamos pela inveja é alto demais. A cobiça começou quando Caim matou Abel, pela cobiça ao que ele tinha. Pense na beleza de Jesus, na riqueza dele, nos talentos dele, na natureza dele, na provisão dele, na ajuda dele e no poder dele. Ore para que o amor de Deus seja manifestado em você e por seu intermédio a todo tempo.
5. Recuse-se a ficar deprimida. Deus não deseja que aceitemos a depressão como um modo de vida, nem que vivamos com esses sentimentos. Deus quer que clamemos por ele, para nos tirar da depressão e espantar os espíritos de angústia (Sl 6:8,9).
6. Recuse-se a ficar amargurada. A amargura corrói o nosso corpo e a nossa alma como o ácido corrói a pele e interrompe as bênçãos de Deus (At 8:23). Peça a Deus que a ajude a resisti-los (Hb 12:15), que a liberte de qualquer amargura e lhe dê um espírito de gratidão, louvor e adoração. Peça ao Espírito Santo que expulse qualquer coisa em seu coração que não seja dele.
7. Recuse-se a ficar desesperada. O desespero causa uma morte lenta que afeta a saúde de seu corpo e alma. Escolha conscientemente colocar sua esperança no Senhor, e ele suprirá todas as suas necessidades e removerá todo o desespero. As emoções negativas revelam dúvida. E se confiamos plenamente em Deus, por que ficarmos ansiosas, iradas, insatisfeitas, invejosas, deprimidas, amarguradas ou desesperadas?

PEDIR SABEDORIA


DEZ BONS MOTIVOS
PARA PEDIR SABEDORIA:


1. A fim de gozar longevidade, riqueza e  honra.
    (Pv 3:16).

2. A fim de ter uma vida boa. (Pv 3:17).

3. A fim de gozar vitalidade e felicidade.    (Pv
    3:18).

4. A fim de garantir proteção. ((Pv 3:23).

5. A fim de experimentar descanso renova    
    dor. (PV 3:24).

6. A fim de adquirir confiança. (Pv 3:26).

7. A fim de ter segurança. (PV 4:6,12).

8. A fim de ser exaltada. (Pv 4:8).

9. A fim de ser protegida. (Pv 2:10-12).

10.A fim de adquirir entendimento. (Pv 1:15).

ANDAR EM SABEDORIA


DEZ BOAS MANEIRAS
DE ANDAR EM SABEDORIA:


1. Ame o seu próximo. (Pv 11:12).

2. Ande em obediência. (Pv 2:7).

3. Ande em reverência a Deus. (Pv 9:10).

4. Busque a sabedoria de Deus e não a do mundo. (1 Co 1:20,21, 30)

5. Dê ouvidos a pessoas sábias. (Pv 22:17).

6. Passe tempo com a Palavra de Deus. (Pv 2:1,2,5).

7. Peça sabedoria. (Tg 1:5).

8. Reconheça o Senhor em todas as coisas. (Pv 3:6).

9. Seja humilde. ((Pv 11:2).

10.Valorize a sabedoria acima de tudo. (Pv 4:5,6).

A VONTADE DE DEUS

QUATRO COISAS BOAS SOBRE A VONTADE DE DEUS
SEGUIR A VONTADE DE DEUS:

1. Não significa que jamais teremos problemas. Viver na vontade de Deus é ter realização e paz em meio aos problemas. Ter problemas em sua vida não significa que você está fora da vontade de Deus. Deus usa os problemas para aperfeiçoá-la. Há grande diferença entre estar fora da vontade de Deus e estar sendo podada ou provada por Deus.

2. Não é fácil. Jesus estava fazendo a vontade de Deus quando foi para a cruz. Ele diz: Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. (Jó 6:38).

3. Pode causar-lhe grande desconforto. Você nunca está desconfortável e não precisa de esforço em sua caminhada, será que você está de fato na vontade de Deus? O desconforto e o esforço são constantes ao andar na vontade de Deus.

4. Não é algo automático. Deus nos deu a opção de sujeitarmo-nos a ele ou não. Buscar sua vontade, lhe pedir sabedoria, fazer o que ele ordena (Ef 5:17). Escolhemos viver cada dia de nossa vida conforme a vontade de Deus. Deus não quer que você viva a vida para os desejos da carne, mas “segundo a vontade de Deus” (1 Pe 4:2). Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar.

AMIGO INDESEJÁVEL



SETE SINAIS DE UM
AMIGO INDESEJÁVEL:


1. É imoral, sem consideração: impuro,
    avarento, idólatra, maldizente, beberrão,  
    roubador. (1 Co 5:11).

2. É inconstante e instável: revoltoso-perdição-ruína. (Pv 24:21,22).

3. Está sempre irado. (Pv 22:24,25).

4. Dá conselhos ímpios. (Sl 1:1).

5. É um incrédulo iníquo. (2 Co 6:14,15).

6. É um insensato. (Pv 13:20).

7. É irreverente para com Deus e suas leis.  (Sl
    119:63).



AMIGO DESEJÁVEL



SETE BONS SINAIS DE UM AMIGO DESEJÁVEL:


1. Um amigo desejável lhe diz a verdade em amor.  
   (Pv. 27:6).

2. Um amigo desejável lhe bons conselhos.
    (Pv. 27:9).

3. Um amigo desejável a refina. (Pv. 27:17).

4. Um amigo desejável ajuda você a crescer em  
   sabedoria. (Pv. 13:20).

5. Um amigo desejável é chegado a você. (Pv. 18:24).

6. Um amigo desejável ama e apóia você. (Pv.
   17:17).

7. Um amigo desejável é socorro em tempos de
   dificuldade. (Ec. 4:9,10).

Melhor é serem dois do que um, se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém do que estiver só, pois caindo não haverá quem o levante.
Se você tem amigos com más qualidades, precisa orar por eles também.

VIVER EM SANTIDADE


SETE BOAS MANEIRAS DE VIVER EM SANTIDADE:

1. Separar-se do mundo. O coração se desliga do sistema de valores do mundo e dá valor às coisas que Deus valoriza acima de tudo. A amizade do mundo é inimiga de Deus. Não assista a certos programas de TV, certos filmes, certas revistas e certos lugares. Peça a Deus que a ajude a se separar das coisas do mundo e a aprender a amar o Senhor mais do que você ama o mundo.
2. Purificar-se. Peça a Deus, que é santo, para purificar seu coração. Fazermos um balanço de nossa vida, nossos pensamentos, nossas ações, nossos relacionamentos e negócios e limparmo-nos de qualquer coisa que nos contamine. Seremos moral e eticamente puras: não roubar, mentir, defraudar, ser maledicente, buscar vingança e não glorificar a idolatria. (Lev.14:28)
3. Viver no Espírito e não na carne. Pensamentos carnais e ações que nos desqualificam: Inveja, conflitos, pecado. O pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. O que semeia para sua própria carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito colherá vida eterna (Gl 6:7,8). Ore para que Deus a ajude a viver no Espírito e não na carne.
4. Manter distância da imoralidade sexual. Deve ser triste para o Espírito Santo ver quantas mulheres se contentam com muito menos do que Deus tem para elas porque acreditam que é correto cometer pecado sexual e que praticar sexo oral com alguém com quem não se é casado não constitui sexo. A santidade significa não ser vítima da moda ou de tendências em pensamentos e atos. Peça a Deus que a ajude a manter-se sexualmente pura em sua mente, alma e corpo.
5. Ser santificada por Jesus. Agora que temos Jesus vivendo dentro de nós e seu Espírito Santo nos enchendo e transformando, não há desculpas. Fomos santificadas pela oferta do corpo de Jesus Cristo. Devemos continuar a permanecer nele e pedir a Deus que nos ajude a viver dentro de tudo aquilo que ele pagou por nós na cruz.
6. Andar com Deus. Caminhando com Deus e tendo um estilo de vida de pureza e paz, vemos o Senhor com qualquer clareza. Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente (Sl 24:3,4). Devemos estar em ordem com ele. (Tim.3:15)
7. Deixar que Deus guarde você do pecado. Quando vivemos corretamente Deus nos guarda do pecado. Deus quer saber se sua santidade é importante o suficiente para que a busquemos. Peça a Deus que realce sua beleza com a beleza da santidade dele.

PLANTE SEMENTES DE

NOVE BOAS MANEIRAS DE PRODUZIR UMA
EXCELENTE COLHEITA - PLANTE SEMENTES DE:

1. AMOR: Peça a Deus para plantar o amor dele em você, que esse amor flua por seu intermédio para as outras pessoas, que a ajude a obedecer a suas leis e que nada impeça a plenitude do amor dele florescer em você.
2. ALEGRIA: A alegria não tem nada a ver com as circunstâncias. Peça que a alegria do Senhor seja plantada em você e se manifeste por meio de sua vida.
3. PAZ: Ore para que essa paz se fortaleça e prevaleça em quaisquer circunstâncias de sua vida. Peça a Deus que a ajude a conhecer sua paz de maneira tão poderosa que traga paz aos outros ao seu redor.
4. PACIÊNCIA: Deus nos aperfeiçoa e nos refina antes de nos conduzir a tudo aquilo que ele tem para nós, e isso leva tempo. É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma (Lc 21:19). Paciência = longanimidade = longo ânimo.
5. VONTDADE: Precisamos plantar a bondade internacionalmente. O ato supremo de bondade foi Jesus ter dado sua vida por nós. Ore p/q/essa bondade cresça dentro de você.
6. BENEVOLÊNCIA: Toda a árvore boa produz bons frutos. Peça a Deus que a ajude a habitar nele e que a benevolência dele cresça em você, em seu coração. E boas coisas virão de sua vida.
7. FIDELIDADE: Se as pessoas podem depender de nós e fazemos o que é certo a qualquer preço, demonstramos fidelidade. Quem é fiel no pouco também é fiel no muito (Lc 16:10). Ore p/q/a fidelidade de Deus continue a se fortalecer dentro de você a cada dia de sua vida.
8. MANSIDÃO: É necessário ser brando para com todos e não viver a contender. Ter consideração pelos sentimentos e necessidades dos outros, com mansidão, mostra que você está respondendo ao Espírito de Deus.
9. DOMÍNIO PRÓPRIO: Não faça o que bem entender sem considerar as consequências. Peça a Deus que a ajude a plantar boas sementes e a arrancar qualquer erva daninha que crescer ao redor de sua alma. Nutra o solo de seu coração com o alimento da Palavra de Deus e peça ao Espírito Santo que o regue novamente a cada dia. Peça a Deus que ajude a governar suas paixões, desejos e emoções, sujeitando-as ao Espírito Santo. Ele lhe dará a disciplina necessária.

ADORAR AO SENHOR


CINCO MANEIRAS DIVINAS
DE ADORAR AO SENHOR:


1. Deus quer que cantemos louvores a ele.

2. Deus quer que levantemos as mãos para ele.

3. Deus quer que falemos palavras de louvor a ele.

4. Deus quer que o louvemos com instrumentos.

5. Deus quer que o louvemos junto com outros cristãos.


ADORAR A DEUS

VINTE BONS MOTIVOS
PARA ADORAR A DEUS:

1)    Ele abençoa os filhos e os netos daqueles que lhe obedecem.
2)    Ele afasta de nós nossas transgressões.
3)    Ele domina sobre tudo e estabeleceu seu trono nos céus.
4)    Ele é compassivo.
5)    Ele é logânimo.
6)    Ele é misericordioso.
7)    Ele faz justiça e julga a todos os oprimidos.
8)    Ele manifesta seus caminhos.
9)    Ele me coroa de graça e misericórdia.
10)Ele me farta de bens.
11)Ele não conserva para sempre sua ira.
12)Ele não nos repreende para sempre.
13)Ele não nos trata de acordo com nossas  
     iniqüidades.
14)Ele perdoa minhas iniqüidades.
15)Ele redime minha vida da morte.
16)Ele sara minhas enfermidades.
17)Ele se compadece de nós.
18)Ele se lembra de que somos pó.
19)Ele tem misericórdia para com os que o
     temem.
20)Sua misericórdia é eterna.

LER A PALAVRA DE DEUS

DEZ BONS MOTIVOS PARA LER A PALAVRA DE DEUS:

1. A fim de saber para onde você está indo. A Palavra de Deus vai guiá-la.

2. A fim de ter sabedoria, que começa a crescer conhecendo a Palavra de Deus.

3. A fim de encontrar sucesso. Vivendo de acordo com os ensinamentos da Bíblia, a vida funciona e serás bem sucedido.

4. A fim de viver em pureza. Gozando a presença do Senhor, segundo a tua Palavra.

5. A fim de obedecer a Deus. Guia-me pelas veredas dos teus mandamentos.

6. A fim de ter alegria. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração.

7. A fim de crescer na fé. A fé vem pela pregação, pela Palavra de Cristo.

8. A fim de encontrar livramento. Para ser liberta, só estudando a Palavra de Deus.

9. A fim de ter paz. Deus lhe dará uma paz que o mundo não pode dar, na Palavra dele.

10.A fim de distinguir o bem do mal. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.

NOMES DE DEUS

TRINTA BONS NOMES PELOS QUAIS         
   VOCÊ PODE CHAMAR SEU DEUS:

1.Aquele que Sara (Sl 103:3)
2.Redentor (Is 59:20)
3.Libertador (Sl 70:5)
4.Minha fortaleza (Sl 43:2)
5.Refúgio (Jl 3:16)
6.Amigo (Jô 15:15)
7.Advogado (1 Jo 2:1)
8.Refrigério (Sl 23:3)
9.Pai da Eternidade (Is 9:6)
10.Amor (1Jo 4:16)
11.Mediador (1 Tm 2:5,6)
12.Minha cidadela (Sl 18:2)
13.Pão da Vida (Jô 6:35)
14.Esconderijo (Sl 32:7)
15.Luz Perpétua (Is 60:20)
16.Torre Forte (Pv 18:10)
17.Redil (Jr 50:6)
18.Espírito Verdade(Jo 16:13)
19.Refúgio contra Tempestade (Is 25:4)
20.Vida Eterna (1Jo 5:20)
21.Senhor que Provê (Gn 22:14)
22.Senhor da Paz (1 Ts 3:16)
23.Água Viva (Jô 4:10)
24.Meu escudo (Sl 144:2)
25.Marido (Is 54:5)
26.Auxílio (Hb 13:6)
27.Maravilhoso Conselheiro (Is 9:6)
28.O Senhor que Te Sara (Ex 15:26)
29.Esperança (Sl 71:5)
30.Deus de Consolação (Rm 15:5)

ARMAS CONTRA O INIMIGO


CINCO BOAS ARMAS  CONTRA A
DESTRUIÇÃO EM MASSA
AS ARMAS PODEROSAS
CONTRA O INIMIGO:


1. A Palavra de Deus: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Mt 4:4).

2. O Louvor: Ele detesta tanto, que não consegue nem ficar por perto.

3. A Obediência: Fecha a porta em nossa vida, para que o diabo não tenha acesso a nós e um lugar onde se instalar. Certas coisas ruins conosco, podem ser obra do inimigo ou por causa do nosso próprio pecado. Satanás não tem poder sobre nós, mas a desobediência às leis de Deus abre a porta para ele. A confissão e o arrependimento batem à porta na cara dele.

4. A - Evitar as armadilhas do inimigo é andar perto de Deus e requer fé.

5. Oração-Jejum – Durante o jejum, há coisas sendo rompidas no reino espiritual. Jejum de 24 horas nos liberta do inimigo em nossa vida. Jejuar regularmente ajuda a manter o inimigo afastado. Deus em primeiro lugar em minha vida. O inimigo odeia isso, pois é uma forma garantida de resistir a ele e derrotá-lo.