sábado, 4 de agosto de 2012

FALAR SOMENTE PALAVRAS QUE VIVIFICAM

Com 14 anos de idade, apresentei um vizinho a uma amiga como “Zé Gordo” e vi uma expressão de mágoa em seus olhos. Para mim era apenas um apelido engraçado; muito envergonhada e imatura para pedir desculpas, fingia que nada havia acontecido e esperava que ele se esquecesse e tudo ficaria bem. Eu me mudei e nunca mais o vi. Quinze anos depois, quando me tornei cristã, é que percebi a importância desse incidente.
Quantas vezes eu fora magoada pelos comentários insensíveis de outros, e havia feito a mesma coisa com outra pessoa. Pedi a Deus que me perdoasse por ser tão desamorosa e tola.
Como não foi possível encontrar o José para pedir desculpas, procurei compensar orando para que Deus abençoasse a vida dele de todas as maneiras e que de alguma forma, as palavras que eu havia dito fossem apagadas de sua memória. Orei para que ele fosse capaz de perdoar-me. Orei para que eu fosse capaz de perdoar-me.
Com a boca dizemos coisas que não devemos, acabamos magoando outras pessoas e sofrendo as consequências. Tudo o que podemos fazer é pedir desculpas e esperar que sejamos perdoados por aquele que ofendemos. A boca fala do que está cheio o coração (Mt 12:34). Se enchermos nosso coração com a verdade e o amor de Deus, é isso que sairá de nossa boca.
Você já ficou perto de alguém que reclama o tempo todo ou fala coisas negativas sobre si mesmo e sobre os outros? Não é exaustivo? Já teve contato com uma pessoa de quem você jamais imaginava ouvir as coisas horríveis que ouviu? Não vemos a hora de sairmos de perto dela.
A Bíblia diz: devemos fazer tudo sem murmurações nem contendas (Fp 214). Quando reclamamos refletimos nossa falta de fé em Deus. Imagine se, toda vez que abríssemos a boca, disséssemos palavras cobertas de cura, edificação, encorajamento, consolo, sabedoria, amor e verdade. É possível fazer isso se pedirmos a Deus que nos ajude.
Coisas boas para pensar diariamente (Fp 4:8): Verdade, respeito, justiça, pureza, amor, boa fama, virtude e que for louvável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário